 O Consulado Geral da Guiana para os Estados da Amazônia  foi instalado em Boa Vista, em solenidade realizada na tarde desta  sexta-feira (28). Funcionará no número 629 da Rua Coronel Mota, Centro. O  governador José de Anchieta participou do evento.
O Consulado Geral da Guiana para os Estados da Amazônia  foi instalado em Boa Vista, em solenidade realizada na tarde desta  sexta-feira (28). Funcionará no número 629 da Rua Coronel Mota, Centro. O  governador José de Anchieta participou do evento. A  empresária guianense Leila King, radicada em Boa Vista há mais de 20  anos, foi empossada na função de cônsul-geral pela ministra dos Negócios  Estrangeiros da Guiana, Carolyn Rodrigues.
A  empresária guianense Leila King, radicada em Boa Vista há mais de 20  anos, foi empossada na função de cônsul-geral pela ministra dos Negócios  Estrangeiros da Guiana, Carolyn Rodrigues.Para o governador, a inauguração foi um ato importante. “Este é um dia histórico, por marcar efetivamente o compromisso, o respeito e o carinho do presidente Bharrat Jagdeo (da República Cooperativista da Guiana) com o Estado de Roraima”.
Anchieta lembrou que os contratos internacionais levam anos para se concretizar, citando como exemplo a ponte sobre o rio Tacutu, que liga os dois países. “O acordo foi assinado 27 anos atrás, mas os tempos mudaram”, disse, ao ressaltar que o consulado deixou de ser uma promessa em tempo recorde.
 Para o governador, a repartição guianense em Boa Vista  fortalece a integração entre os dois países, tornando a linha de  fronteira algo imaginário.
Para o governador, a repartição guianense em Boa Vista  fortalece a integração entre os dois países, tornando a linha de  fronteira algo imaginário. 
“Nós, governos estadual e federal (este representado pelo senador Romero Jucá, presente), juntamente com as entidades de classe, não mediremos esforços para pôr em prática um sonho que é comum aos dois países”, declarou Anchieta.
Este sonho, segundo o governador, é a realização de projetos como a pavimentação da rodovia que liga Lethem a Linden, a construção de uma hidrelétrica em território guianense, a integração cultural e comercial, entre outros, que tornarão o estado de Roraima e Guiana economicamente fortes.
A cônsul Leila King prometeu trabalhar no sentido de abrir portas para que a integração Guiana-Brasil se dê de maneira dinâmica. “As relações estão se delineando para o desenvolvimento comum, e não podemos perder essa oportunidade”, declarou.
A ministra Carolyn Rodrigues disse que o novo consulado será acompanhado com todo carinho, a fim de dotá-lo das condições necessárias para atuar como um instrumento do desenvolvimento da região.
http://www.portal.rr.gov.br/arn/index.php?option=com_content&task=view&id=6380&Itemid=1
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário